Retirolândia: Após confirmar caso de Covid-19, comunidade luta contra o preconceito.

A comunidade de Laginha, no município de Retirolândia, luta contra o preconceito após casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, se confirmar na localidade. Segundo o secretário de Saúde, Cláudio Inocêncio Gomes, mais conhecido como Cacau, todos os infectados do município pertencem a uma só família.
Na terça-feira (13/05), jovens da comunidade resolveram gravar um vídeo expondo sua preocupação com o fato e para que os habitantes de Retirolândia não menosprezem Laginha. O vídeo logo tomou as redes sociais não só dos amigos e familiares dos jovens. (assista abaixo).
“Vamos desejar a todos que estão sendo vítimas desse vírus [Sars-Cov-2] paciência e que vamos vencer junto essa guerra”. “Força Laginha”.
A fala acima integra o manifesto dos jovens e foi dita por Amécio Luiz. O Jornal do Sisal ouviu Amécio e os demais integrantes do vídeo.
– Ao saber que teria um possível caso aqui, já começamos a ter os devidos cuidados. Quando confirmou, passamos a ter uso de máscaras, álcool em gel nos comércios e medidas de proteção como quem teve contato direto com a pessoa que testou positivo. Claro, algumas pessoas seguiram, outras demorou um pouco para aderir, mas hoje praticamente todos tem os cuidados, diz Amécio.
– Daí começou o problema fora da comunidade, que é as críticas e “piadas”. Algumas pessoas que precisavam e precisam ir até a outro local, como a sede, passou a sofrer com essas críticas, tipo “tu é da Laginha, fica um pouco mais afastada” ou “tu é da Laginha, usa esse álcool em gel aqui”. Segundo os relatos de algumas pessoas que presenciaram isso, era com tom de “crítica”.
Ele conta que o vídeo surgiu a partir de um texto feito por Rogério Silva. E era somente para publicar nas redes sociais. A ideia de um vídeo surgiu em um grupo de amigos no Whatsapp e foi feito para consolar os familiares e amigos. Eles não esperavam a proporção que o vídeo tenha tomado. Não conseguimos contato com Rogério.
Um dos integrados do vídeo identificado como Wesley Magalhães [o terceiro integrante do vídeo], se mostrou bastante preocupado com os comentários maldosos que Laginha vem sofrendo. Ele conta que além disso, muitas notícias falsas (fake news) vem surgindo “e isso só servi para colocar mais pânico nas pessoas”, conta.
Outro integrante do vídeo identificado como Wellington explicou a intenção do vídeo.
– É que através desse vídeo as pessoas tivesse mais compaixão pelo próximo, que em um momento tão complicado que todos nós estamos passando não só dá nossa comunidade mais em todo mundo e que não ficassem difamando e nem fazendo fake news com Laginha.
*jornaldosisal

Related posts

Leave a Comment