Controle da mídia? Moraes pede a Lula regulamentação das redes sociais.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, pediu ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que apresente um projeto de regulamentação das redes sociais. O fato ocorreu em uma visita de cortesia na última quarta-feira (9).
Moraes enfatizou o trabalho ‘árduo’ da Justiça Eleitoral no combate à desinformação durante o pleito de 2022.
“Não é possível que essas plataformas sejam consideradas empresas de tecnologia e não de mídia. Só o Google fatura 12 vezes mais que todo o sistema Globo e não é punido em nada, como se nada ocorresse“, declarou o presidente do TSE, e ainda ressaltou que a sociedade civil junto ao Tribunal Superior Eleitoral devem apresentar um anteprojeto, ou seja, um estudo ou versão prévia de uma proposta.
Em resposta, Enio Xavier, apresentador do Jornal da Praia, transmitido pela TV Cultura Litoral, declarou nesta sexta-feira (11): “Regulamentar as redes sociais é calar o povo e impor a censura. Isso é uma agressão contra a liberdade das pessoas”.
No mesmo dia, durante o programa Café da Manhã, o General Peternelli, deputado federal, criticou as decisões do Tribunal Superior Eleitoral em nome de um suposto combate às fake news: “São vários os parlamentares que tiveram suas contas canceladas, foram censurados. E isso não pode ocorrer. Essa semana mesmo, teve o caso do Marcos Cintra, no momento em que ele sugeriu que deveria ter uma explicação do TSE, ele foi censurado”.
* Ailton Pimentel

Related posts

Leave a Comment