Conmebol lança mascote da Copa América e abre enquete para escolha do nome.

A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (5) a imagem do mascote da Copa América 2019, que será realizada no Brasil. O público poderá votar para escolher o nome do símbolo da competição, através de uma enquete lançada pela entidade no seu perfil oficial do Twitter , que ficará disponível até às 13h da outra sexta (12). As opções são: Capibi e Zizito. Por ser sociável e de convivência pacífica com outras espécies, a capivara foi o animal escolhido para representar a 46ª edição do mais antigo torneio entre seleções do mundo.
“As mascotes são os símbolos mais importantes dos nossos eventos esportivos, porque criam um vínculo emocional com os torcedores e se tornam os verdadeiros embaixadores do evento”, disse Hugo Figueiredo, diretor de competições de seleções da Conmebol.
Os nomes do mascote colocados em votação pela Conmebol tem uma simbologia com o continente sul-americano e também com o Brasil, que sediará o torneio. Capibi faz uma homenagem à população indígena da América do Sul, povo da terra. Ele mistura as fonéticas das palavras em tupi “kapii’gwara” (capivara) e “yby” (terra, chão que se pisa). Já Zizito, presta uma homenagem ao ex-jogador brasileiro Zizinho, maior artilheiro da história da Copa América com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. O sufixo “ito” é a forma de diminutivo na língua espanhola.
A Copa América reunirá as seleções dos dez países do continente sul-americano e mais Japão e Catar, como convidados, totalizando 12 participantes. O torneio começa no dia 14 de junho e vai até o dia 7 de julho. A Arena Fonte Nova receberá cinco partidas, sendo quatro da primeira fase e um pelas quartas de final. (BN)

Related posts

Leave a Comment