Papa define Bispo Coadjutor, para Eleito Bispo Coadjutor, para Diocese de Serrinha.

Alagoano, nascido na cidade de Pão de Açúcar, aos 18 de novembro 1967, Dom Hélio foi escolhido pelo Papa Francisco para ser Bispo Coadjutor de Serrinha.
O novo bispo estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (1990-1992) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993-1996). Além disso, é licenciado em letras e pós-graduado em História e em Ensino da Língua inglesa.
Em seu ministério presbiteral, Dom Hélio foi reitor do Seminário São João Maria Vianney, em Palmeira dos Índios; capelão da capela Nossa Senhora Aparecida na paróquia São Vicente; Coordenador diocesano de Pastoral; professor na Fundação Estadual da Saúde no Sergipe, no CESMAC e na Faculdade São Tomás de Aquino; Capelão na capela Divina Pastora, da paróquia Nossa Senhora do Amparo; Vigário na paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Igaci; e Pároco na paróquia Bom Jesus dos Pobres, em Quebrangulo, de 2009 a 2016. Dom Hélio foi, ainda, chanceler da Cúria Diocesana de Palmeira dos Índios entre 2002 e 2016; Vigário Geral da diocese de 2013 a 2016; e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.
No dia 22 de julho de 2016 recebeu a Ordenação Episcopal e tomou posse como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador no dia 6 de agosto do mesmo ano.
após ser nomeado, Dom Hélio envia mensagem para a Diocese de Serrinha (BA), no último dia 16 de outubro de 2020.
Confira na integra:
Exmo. Dom Ottorino Assolari, CSF, Bispo Diocesano
Estimados irmãos e irmãs da Diocese de Serrinha – BA
“Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28,19).
Gratidão: “Rendei graças ao Senhor” (Sl 105,1). Louvores a Deus que sempre nos surpreende e por sua misericórdia nos convida a romper os nossos projetos para realizar seus planos de amor. Motivado pela ordem de Jesus, “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28,19) e também pelo lema deste mês missionário, “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), manifestei ao Santo Padre, o Papa Francisco, com sentimento de gratidão, o meu assentimento à nomeação para ser Bispo Coadjutor da Diocese de Serrinha – Bahia. Quero expressar também ao meu irmão no episcopado, Dom Ottorino Assolari, CSF, Bispo Diocesano, sinceros agradecimentos pela acolhida cordial.
Esperança: “Espera no Senhor, sê firme, fortaleça-se teu coração, espera no Senhor” (Sl 27,14). Desejo colaborar para o anúncio do Reino de Deus, com a confiança de que não estou sozinho: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Vou à Diocese de Serrinha para continuar vivendo o ministério episcopal, como servidor da Igreja, em união com todos que formam essa amada diocese, em sincera comunhão com o Sucessor de Pedro.
Missão: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 100,2). A minha missão pastoral na Diocese de Serrinha se inicia com a posse do ofício de Bispo Coadjutor na Catedral Diocesana Senhora Sant`Ana – Serrinha, dia 13 de dezembro de 2020, às 10h30min. Na expectativa desse dia, permaneço na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Agradeço, de coração, a Dom Sergio da Rocha, Cardeal Arcebispo de Salvador – BA, ao Clero e a todos os fiéis da Sede Primacial do Brasil, pela convivência fraterna.
Dom Hélio Pereira dos Santos
Bispo eleito Coadjutor da Diocese de Serrinha – BA.

Related posts

Leave a Comment