Queimadas: Conferência de Educação realizada no município.

Com o tema “Em Defesa Da Democracia, da Diversidade e da Educação Pública com Participação Popular”, a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas, juntamente com o CME – Conselho Municipal de Educação, realizou a 4ª Conferência Municipal de Educação. O evento ocorreu nas instalações da Escola Ranúsio de Araújo Batista.
Estiveram presentes na mesa de abertura: O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Prof. Rogério Reis de Almeida, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Fábio Aquino, a presidente do CACS FUNDEB, Alcrísia Simões, o presidente do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, Prof. Moisés Miron, o presidente da APLB Sindicato, Prof. Israel Oliveira, o palestrante Prof. ME. Renê Silva, o presidente do SINSPUMQ, Eduardo Santana, o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Carlos Magno, o Vereador e membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal, André Batista e representando o prefeito, André Andrade, o vice-prefeito, Cloudes Rios, que em sua fala relatou a qualidade profissional dos nossos educandos, bem como a importância na união entres os pares em prol de uma educação de qualidade.
Com a participação de professores municipais, estaduais, funcionários de escolas públicas e privadas e representantes de diversos segmentos da comunidade, o Secretário de Educação, Prof. Rogério Reis, em seu discurso de abertura dos trabalhos da Conferência, deu boas vindas e agradeceu a todos e todas que estavam presentes. Fez uma contextualização da educação municipal no período pandêmico, citou as principais ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação que aproximou ainda mais os professores e os educandos durante o ensino remoto, relatando a dedicação e comprometimento dos profissionais de educação diante dos novos desafios.
Rogério afirmou ainda que a conferência é espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais que com responsabilidade querem entender – debater e colocar propostas, escolher os delegados – para que Queimadas, como sempre foi – continue sendo destaque em educação na Região Sisaleira – bem como na Conferencia Estadual que acontecerá no primeiro semestre de 2022.
Uma ação de suma importância, foi o reordenamento das turmas e turnos das escolas de ensino infantil e anos iniciais da área urbana (pré-I no vespertino, pré-II no matutino, 1º, 2º e 3º anos no matutino e 4º e 5º anos no vespertino), o que distribuiu de forma mais igualitária os estudantes nas unidades escolares, tendo em vista que o turno matutino sempre foi o mais procurado, a ação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Educação, que conta com representantes de vários setores da sociedade civil.
Ao finalizar o seu discurso, o secretário disse que a participação social é de suma importância para a melhoria da qualidade da educação, uma vez que ao ouvir a população, é possível uma elaboração de políticas educacionais mais efetivas para atender melhor às necessidades do nosso município. “E como afirma nosso mestre Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.” Finalizou o prof. Rogério Reis.
O mediador do evento, artista e Chefe do Departamento de Cultura, Josiel Batista, cantou o hino de Queimadas e apresentou o palestrante, Prof. ME. Renê Silva que explanou a respeito do tema proposto pela conferência.
Na parte da tarde o Presidente do CME, Fábio Aquino, assumiu os trabalhos juntamente com a professora Graziele Gonzaga Costa que fez a leitura do regimento da conferência, com a aprovação de todos os presentes. Logo em seguida fizeram os encaminhamentos dos grupos de trabalho para explanação, discussão e elaboração de propostas nos três eixos temáticos, para encaminharem à Conferência Estadual que acontecerá no primeiro semestre 2022 em Salvador. Foram realizados os colóquios correspondentes aos eixos a saber: EIXO III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão; mediado pela Prof. Aurilene Amâncio, II – EIXO IV – Valorização dos/as Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde; mediado pelo Prof. Israel Oliveira e EIXO V – Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social; mediado pela Prof. ME. Maura Miranda.
Ao final, cada eixo apresentou em plenária geral as propostas que foram eleitas nos colóquios para serem encaminhadas à Conferência de Educação Estadual 2022.
A conferência encerrou-se com a escolha e votação dos delegados e delegadas para representarem o município na Conferência de Educação Estadual.
O Secretário Prof. Rogério Reis demonstrou gratidão a todos e todas pela participação na conferência e agradeceu a diretora Sandra Maria de Jesus pelo belíssimo acolhimento na escola durante o evento.
Secretaria de Educação
Prefeitura Municipal de Queimadas-Ba
Governo Flor Primeira do Sisal

Related posts

Leave a Comment