Queimadas: Secretaria de Educação realizou Encontro Pedagógico .

Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas promoveu o encontro pedagógico para professores, gestores, coordenadores e funcionários de apoio. Com o tema Acolher e Educar, o encontro teve como objetivo promover reflexões e debates em torno das práticas educativas e do aprimoramento das competências socioemocionais para proporcionar uma educação acolhedora e preparatória para a vida.
No dia 15 foi realizada a abertura do encontro, com uma acolhida calorosa para professores, gestores e coordenadores, contando com a participação de músicos do município. Autoridades municipais, representantes dos conselhos que compõem a educação e representantes sindicais também estiveram presentes durante o evento.
A psicanalista Edileide Castro foi a palestrante do dia. Por meio de técnicas de motivação apresentou o tema Acolher e Educar para os profissionais presentes durante o encontro.
À tarde foi realizado o monitoramento do Plano Municipal de Educação. A apresentação contou com a participação da equipe pedagógica e técnica da secretaria e também com representantes do Conselho Municipal de Educação. A partir das avaliações pôde-se perceber que muito já foi feito, mas muito ainda precisa ser construído para melhorar a educação do município, observando-se as metas estabelecidas no plano. E, para encerrar o dia, foi realizada uma mesa de políticas públicas para um debate sobre a Educação Especial.
O segundo dia de jornada, 16, contou com a participação de todos os profissionais da educação. Enquanto os funcionários de apoio: merendeiras, agentes de portaria, motoristas, auxiliares administrativos e serviços gerais participavam pela manhã de orientações sobre os protocolos sanitários para o retorno presencial e à tarde um momento de descontração e palestra com o psicólogo Leandro Souza, os professores, coordenadores e gestores participavam das oficinas por etapas do conhecimento, promovidas pela secretaria de educação.
Devido a preocupação com as questões sanitárias, as oficinas ocorreram em diversos espaços do município: os professores da educação infantil foram conduzidos pela professora Michela Nunes em uma oficina no auditório da Escola Ranúsio de Araújo Batista. Os professores do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) com a coordenação de Efigênia, participaram do encontro no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os professores do 4º e 5º foram acompanhados pela professora Geórgia em uma oficina no Colégio Municipal de Queimadas Analdino Brito.
Já os professores de Linguagens do 6º ao 9º foram conduzidos pela professora Rose em uma oficina na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação. Enquanto os professores de Humanas e Ensino Religioso participavam da oficina com professor Rogério Souza no Colégio Municipal de Queimadas. Também foi promovida uma oficina voltada para a cultura maker e a robótica. Esta oficina teve como objetivo, atingir os professores de Ciências e Matemática, coordenada pelo professor Heráclito Xavier.
A jornada ainda não acabou. Durante os dias 17 e 18 as unidades escolares municipais realizarão momentos de integração e planejamento entre professores e gestores. O objetivo é dar continuidade ao trabalho realizado durante as palestras e oficinas.
Segundo o Secretário de Educação, Prof. Rogério Reis de Almeida, “É uma grande satisfação passar uma mensagem positiva para iniciar um ano de muitos desafios na educação municipal. Queremos somar e fazer com que o ensino seja entregue integralmente a cada um dos nossos alunos”. “Acolher e educar são dois verbos de ação que traduzem o espírito da Educação, no atual momento, possibilitando o brotar da esperança”, afirmou.
Prefeitura Municipal de Queimadas-Ba
Governo Flor Primeira do Sisal

 

Related posts

Leave a Comment